Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Instituto Estadual de Cinema

IECINE

IECINE
Instituto Estadual de Cinema do Rio Grande do Sul

Instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), o Instituto Estadual de Cinema (Iecine) foi criado pelo Decreto Executivo número 32.289 em 22 de julho de 1986 para desenvolver políticas públicas e incentivar, de forma sistemática, a produção, distribuição e exibição cinematográfica no estado. Entre as iniciativas mais conhecidas estão o Prêmio Iecine de Curtas, realizado desde 1986, e também a elaboração de editais para a área do audiovisual junto ao Pro-cultura RS. O Iecine é umas das entidades organizadoras do Festival de Cinema de Gramado, representando a Secretaria da Cultura do RS, e coopera com vários outros festivais organizados no estado.

Um convênio com a Associação Profissional de Técnicos Cinematográficos do Rio Grande do Sul — APTC/ABD-RS permite disponibilizar câmeras, microfones, iluminação e equipamentos de edição para a realização de filmagens. Este material está disponível para a classe cinematográfica no Laboratório Iecine, desde que o solicitante esteja cadastrado com sua entidade profissional ou tenha sido contemplado por convênio com os cursos de cinema do estado.

Para além das fronteiras gaúchas, o Iecine realiza parcerias com instituições cinematográficas do Brasil e da América Latina com o fomento de produções cinematográficas, a realização de mostras, festivais e a participação em encontros e debates, sempre visando contribuir com desenvolvimento da cadeia produtiva do audiovisual.

Diretora: Sofia Rodrigues Ferreira

E-mail: instituto-cinema@sedac.rs.gov.br

Locais

Secretaria da Cultura