Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Exposição “NADA EXPLÍCITO”recebe intervenção do projeto “TEIA IMPLÍCITA”

Publicação:

Sedac Mubashshirat’s da insônia, 2018  Fotografia em lona 80x120cm
15130706-sedac-mubashshirat-s-da-insonia-2018-fotografia-em-lona-80x120cm.jpg

A exposição “NADA EXPLÍCITO˜, de Ali do Espírito Santo, recebe na quinta-feira (21) a intervenção da objetinstalação “TEIA IMPLÍCITA”. A curadora da mostra e idealizadora do projeto, Paola Zordan, irá enlaçar os pontos da teia e receber o público para uma conversa sobre o fazer artístico, criação de superfícies e seus desdobramentos pedagógicos. Aberta ao público, a intervenção acontece das 16h às 18h, na Galeria Augusto Meyer, no 3° andar da Casa de Cultura Mario Quintana.

A exposição “NADA EXPLÍCITO” reúne trabalhos de pesquisa atual em imagem de Ali do Espírito Santo. A mostra é composta por séries de fotografias realizadas entre os anos de 2013 e 2018. Através da imagem em suportes variados, o artista coloca em prática o que denomina de “exercício de futurologia encantada” e lança um olhar crítico sobre a relação com as imagens no mundo contemporâneo, a qual crê estar permeada pelo racionalismo e a funcionalidade. Aberta até 10 de março, a exposição pode ser visitada de terça a sexta, das 09h às 18h; sábados, domingos e feriados das 12h às 18h.

 "TEIA IMPLÍCITA"- por Paola Zordan:

Teia, obra feita em etapas, é um  trabalho em processo desde 1993, que cresce e torna-se outra coisa, vira uma superfície, constrói, por si mesmo, uma paisagem. Instalação de um só objeto, uma extensa superfície táctil maleável, essa teia feita pelo encadeamento de linhas cria ambiências, planos de fundo e sobreposições.  Tecida por pontos feitos de crochê, a Teia desvia a função decorativa dessa técnica, ornamento que compõe objetos utilitários do cotidiano: cortinas, toalhas de mesa, trilhos, roupas, bolsas, capas de almofadas, colchas, almofadas, bordas e detalhes em roupas de cama, toalhas de banho, panos de prato, entre outras coisas. A técnica têxtil dá suporte à extrapolação de tamanhos, sai das dimensões domésticas que determinam o trabalho manual e cria outros sentidos para aquele fazer.  Ao preencher um ambiente, uma Teia de certas dimensões torna-se um estorvo em espaços restritos. Dentro de uma casa é incômoda, excita as crianças, atrapalha a visão, dificulta acessos, prende os gatos, junta pó. Nas ruas pode ser carregada, quando instalada em praças captura pedaços de vegetação, carrega lixo, resíduos inusitados.

Tal rede de pontos é feita com vários tipos de linhas, enlaces, nós e agulhas.  Poética visual em andamento por anos e anos, a Teia tem dimensões progressivas, que aumentam gradualmente nos períodos em que sua tessitura é ativada. Sua superfície descreve um núcleo cônico descentrado, que se espalha irregularmente numa trama  de linhas de crochê unidas num diâmetro que varia entre 578 cm e 467 cm,  na medida atual. A cor de todas as suas linhas é preta, neutra anulação de cor, que a carrega com uma presença austera, embora lúdica. Feita por muitos anos na solidão, essa teia forma-se na junção aleatória de pontos sem contagem, enlaces “descontados” da agulha na linha. Seu gesto criador segue fluxos de pensamento esparsos, meditações sobre conceitos, elucubrações sobre as parcas, o destino, a feminilidade, os sentidos da arte e muitos acontecimentos na Educação. A flexibilidade de sua malha permite que a Teia apresente múltiplas possibilidades de formação, acoplando-se, estendida, a qualquer espaço ou corpos onde possa se enganchar. Possui diversas possibilidades de constituição; pode ser exposta aberta, ser amarrada de várias maneiras e criar volumes densos, pode vir a se fechar em casulos, enfim, sua feitura é aberta, propõe muitos caminhos, todos a se escolher, mas suscetíveis a um deixar acontecer. Sua feitura em crochê, com linhas pretas diversificadas, se estendeu no tempo e se colocou em lugares inusitados, sempre intervindo em espaços para os quais sou convidada, designada para um trabalho educativo ou acadêmico. Teia me acompanhou em conferências, palestras, ocupou saguão de eventos, espaços de diversas instituições culturais pelo Brasil, interagiu nas ruas de Berlim e em muitas salas de aula. Uma  intervenção, enquanto proposta de “conversa” curatorial dentro de uma exposição será a primeira vez. O objetinstalação promove a fusão dos participantes através de encontros onde serão tratadas, junto ao enlaçar dos pontos, questões sobre o fazer artístico, a criação de superfícies e seus desdobramentos pedagógicos. Penetrável, a Teia é um dispositivo de sensações que evoca as obras contemporâneas construídas em redes e junto a pesquisas. Ao longo do espaço de tempo durante o qual a Teia se constituiu, uma movimentação constituída por uma série de obras que sintetizam partes disjuntas, se costura a trabalhos artísticos que partilham dessas concepções.

#teiartproject

________________________________________________________________

SERVIÇO:

Intervenção TEIA IMPLÍCITA na mostra NADA EXPLÍCITO

Data: 21 de fevereiro
Horário:  16 às 18h
Local: Instituto Estadual de Artes Visuais - 3° andar da Casa de Cultura Mario Quintana (Galeria Augusto Meyer)

Entrada franca e aberta ao público
CONTATO: 
André Venzon (Diretor IEAVi/MAC-RS) – (51) 98125-4411

Aline Costa, Ana Cristina Gonzales e Eduardo Turski (Produção) – (51) 3216.9913 ieavirs@gmail.com

https://www.facebook.com/IEAVi/

Instagram: @iavirs

Detalhe do objeto instalado na Faculdade de Educação da UFRGS, 2008
Detalhe do objeto instalado na Faculdade de Educação da UFRGS, 2008

Secretaria da Cultura