Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Dia Nacional da Imprensa

Publicação:

Dia Nacional da Imprensa
Dia Nacional da Imprensa

Em 1º de junho, por meio da lei nº 9.831, de 13 de setembro de 1999, no governo de Fernando Henrique Cardoso, foi instituído o Dia Nacional da Imprensa, data escolhida por ser a mesma em que começou a circular o jornal Correio Braziliense no Brasil em 1808. Fundado por Hipólito José da Costa, o jornal expressava críticas ao governo de Dom João e pretendia ser livre da censura imposta pela coroa portuguesa.

Ao mencionar imprensa, estamos incluindo jornais e revistas, rádio e televisão que devem pautar seu trabalho pela ética e pela isenção, sem favorecer nenhum lado.

No Museu Julio de Castilhos, apresentamos dois exemplares de televisão e rádio atualmente expostos na exposição “As Incríveis Tecnologias dos Séculos XIX e XX”. Esses equipamentos foram fundamentais, naquela época, para colocar a população em contato com os acontecimentos do mundo.

Televisão

Em 1932, o cientista russo Vladmir Zworykin criou e patenteou o sistema completo de televisão. A TV começou a ser propriamente produzida, mas somente em preto e branco. Apenas as pessoas que possuíam dinheiro conseguiam adquirir o aparelho, sendo comum reunir amigos e vizinhos para assistir televisão.

Rádio

O rádio é o meio de comunicação de massas com maior alcance de audiência no mundo, sendo um dos principais modos de acesso à informação. Em 1922, no Brasil, foi fundada a primeira emissora de rádio do país, a Rádio Sociedade, do Rio de Janeiro, atual Rádio MEC, com a transmissão da ópera “O guarani”.

Agende-se e venha conhecer estes incríveis exemplares!

Secretaria da Cultura