Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

CCMQ inaugura exposição “Fissuras sonho-desabafo”, de Ana O. Rovati

Publicação:

3L9A3058 2   Ana Oliveira Rovati
Fissuras sonho-desabafo é um projeto que se propõe a interromper o cotidiano através de uma ação composta por dois cadernos - Foto: Ana Oliveira Rovati
Por Ascom | CCMQ Edição: Silvia Martins | Ascom Sedac

A Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), dará início, na próxima semana, à primeira exposição individual da artista Ana O. Rovati em Porto Alegre. A abertura acontece na quinta-feira (25), às 18h, na sala Radamés Gnatalli, no quarto andar da CCMQ. 

A mostra, intitulada "Fissuras sonho-desabafo", surge de uma ação realizada pela artista entre 2021 e 2022, como parte de sua pesquisa de mestrado em Artes Visuais na Unicamp, em São Paulo. Tanto em sua produção prática quanto teórica, Rovati se interessa pelas relações contemporâneas mediadas por tecnologias de rede e o papel da criação poética diante dessas condições. 

O projeto "Fissuras sonho-desabafo" busca interromper o cotidiano através de dois cadernos: Caderno-sonho e Caderno-desabafo. Com páginas em branco e uma pequena lista de regras na primeira folha, os cadernos foram compartilhados com diferentes pessoas, que deveriam contribuir e passar o objeto adiante de forma participativa. Segundo Ana Rovati, os cadernos foram concebidos para estimular gestos ativos e sensibilidades, promovendo uma sociabilidade fora das telas e redes virtuais. 

O texto crítico que acompanha a exposição é assinado por Edson Luiz André de Sousa, professor e psicanalista, que descreve a busca por contato com o outro através dos vapores da imaginação, sonho, desabafo e desejo. A expografia é uma colaboração entre a artista e a arquiteta e cenógrafa Fernanda Zanetti. 

Esse projeto é financiado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio direto do Banrisul, patrocínio de Ventos do Sul, e apoio da Panvel, Banco Topázio, DLL, Navegação Aliança, Tintas Renner, além da realização da Secretaria de Estado da Cultura e do Ministério da Cultura - Governo Federal. 

Sobre a artista 

Ana O. Rovati é uma artista visual e pesquisadora, tendo concluído seu mestrado em Artes Visuais na Unicamp. Seu trabalho artístico e pesquisa teórica estão focados nas relações contemporâneas mediadas por tecnologias de rede e no papel da criação poética nessas circunstâncias. Ela faz parte do Grupo de Pesquisa ACTlab, que explora a intersecção entre arte, ciência e tecnologias inovadoras, assim como do Grupo de Pesquisa eXtremidades, que se concentra em redes audiovisuais, cinema, performance e arte contemporânea. Ana também é membro do Coletivo Lombada, que se dedica à discussão, criação e edição de trabalhos que dialogam com o universo da imagem. 

Serviço 

Data: 25/04
Horário: 18h 
Local: 
Casa de Cultura Mario Quintana, Sala Radamés Gnatalli (R. dos Andradas, 736 – Centro Histórico – 4º andar)

Secretaria da Cultura