Abertas as inscrições para o Edital FAC Filma RS
Serão investidos R$ 12 milhões em projetos do setor audiovisual
Publicação:
[ATUALIZAÇÃO | 18/2] O edital FAC Filma RS passou por retificações em seu texto (DOE nº 34). Clique aqui para acessar a última versão.
Foi publicada na edição do Diário Oficial do Estado (DOERS) desta terça-feira (1º/2) a súmula do Edital Sedac nº 01/2022 FAC Filma RS. O edital faz parte das ações do programa Avançar na Cultura e prevê o investimento de R$ 12 milhões em projetos culturais que realizem o desenvolvimento, a produção ou a finalização de obras audiovisuais, inclusive jogos eletrônicos. O período de inscrição vai de 1º de fevereiro até 31 de março de 2022. A íntegra do edital está disponível no site do Pró-cultura RS, acesse aqui (edital retificado em 18/2, pelo DOE nº 34).
Poderão apresentar projetos pessoas jurídicas de direito privado, com ou sem fins lucrativos, que receberão financiamento direto não reembolsável do Pró-cultura RS Fundo de Apoio à Cultura – FAC – para a realização de projeto contemplado. Serão concedidos 24 (vinte e quatro) meses de execução para os projetos contemplados.
Finalidades e valores disponíveis
Os projetos apresentados deverão obrigatoriamente ser classificados nas seguintes finalidades e valores de projeto:
Descentralização regional
Ficam asseguradas 50% das vagas para proponentes do interior do Estado, com registro no CEPC – Cadastro Estadual de Proponente Cultural.
Ações afirmativas
Além disso, nos critérios de seleção, o edital prevê 20 pontos do total de 100 para ações afirmativas que proponham protagonismo no desenvolvimento do projeto (roteiro, produção e direção) de pessoas PCDs, transexuais/travestis, negros, ciganos, quilombolas, indígenas e mulheres.
Lançamento
O lançamento do edital ocorreu ontem (31/1) por meio de live transmitida na fanpage da Sedac – Facebook/rs.sedac (veja aqui).
Em sua manifestação por vídeo, o governador Eduardo Leite destacou que os recursos previstos no edital “vão viabilizar a retomada do setor no estado, sua aproximação com novos mercados e investidores, oferta de produtos de qualidade para o consumo interno e para a exportação de conteúdos”. Leite acrescentou que, com o FAC Filma RS, a proposta é “garantir a continuidade da produção simbólica dos realizadores gaúchos, apostando na inovação e fortalecendo este importante setor da indústria criativa, em benefício de toda a sociedade gaúcha”.